domingo, 6 de março de 2016

Ministério Público diz que explicação ‘não corresponde à realidade’

Dilma vai a São Paulo para demonstrar solidariedade ao ex-presidente; Moro defende condução coercitiva, alegando que medida não é antecipação de culpa, e repudia incitação à violência

A força-tarefa da Lava-Jato, em documento da 24ª fase da operação, diz que a explicação do ex-presidente Lula ao negar a propriedade do tríplex em Guarujá “não corresponde à realidade”. Segundo o Ministério Público, a OAS informou que todos os apartamentos do prédio estão vendidos desde agosto de 2011.Assim, a alegação de que Marisa Letícia, mulher de Lula, seria dona de uma cota do empreendimento, sem ter adquirido uma unidade, “não faz sentido”. Ontem, a presidente Dilma foi a São Paulo visitar Lula. O juiz Sérgio Moro disse que a condução coercitiva não significa antecipação de culpa e visou a preservar a ordem pública.Assim, a alegação de que Marisa Letícia, mulher de Lula, seria dona de uma cota do empreendimento, sem ter adquirido uma unidade, “não faz sentido”. Ontem, a presidente Dilma foi a São Paulo visitar Lula. O juiz Sérgio Moro disse que a condução coercitiva não significa antecipação de culpa e visou a preservar a ordem pública.


Na Europa e nos EUA com a família, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fez gastos incompatíveis com seu salário, segundo o Ministério Público, frequentando lojas de grife e restaurantes luxuosos.



Em rara manifestação fora dos autos, juiz afirma ainda que convocação de Lula não significa ‘antecipação de culpa’

Um dia depois de ter autorizado a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento na Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro afirmou ontem, em nota, que “repudia, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja”. O magistrado afirmou ainda que a convocação de Lula não significa “antecipação de culpa” do ex-presidente. A declaração de Moro fora dos autos é uma reação aos protestos de sexta-feira contra a decisão dele de obrigar o petista a depor.Também em nota,o Ministério Público Federal classificou de “cortina de fumaça” a controvérsia gerada com a medida. O PT avalia que a comoção em torno do ex-presidente vai fortalecer o partido na disputa pelas ruas com os grupos em favor do impeachment de Dilma Rousseff, que têm manifestação marcada para o dia 13.



Olívio Dutra

Petista histórico e um dos fundadores do partido, em 1980, o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra disse a Luiz Maklouf Carvalho que “Lula abriu um guarda-chuva enorme”e “agora cabe a ele explicar” as situações criadas por “amigos”. “Quem mudou não foram os adversários. Nós é que mudamos”, disse. “Eu nunca podia imaginar que um dia estivéssemos de braços dados com o (Paulo) Maluf.”



Em 2015, o governo anunciou a meta de cortar R$ 70 bilhões e fazer um superávit primário de 1,2% do PIB. Como algumas instituições já projetam que a dívida bruta pode ir a 90% do PIB em 2018, o País terá de economizar R$ 360 bilhões, calcula o economista Mansueto Almeida: “É uma meta simplesmente impossível de ser cumprida”.



A tolerância do empresariado com o governo Dilma reduziu-se. Os recentes desdobramentos da Lava Jato fizeram uma parcela antes neutra passar a defender a renúncia ou o impeachment da presidente para evitar que a crise se agrave mais. Em 2015, o PIB registrou retração de 3,8%. Há receio de que,sem mudança de governo e consequente rearranjo político, a queda seja maior neste ano.

 Parentes e amigos se despediram do músico rian brito, neto do humorista chico anysio, agora à tarde, no cemitério são francisco xavier, no caju, onde foi realizada a cerimônia de cremação. o rapaz de 25 anos foi encontrado morto em uma praia do parque nacional da restinga de jurubatiba, em quissamã, no norte fluminense, na última quinta-feira, após ficar desaparecido por nove dias. o laudo da necropsia feita no corpo do músico constatou que rian morreu por asfixia por afogamento. a cerimônia de cremação foi restrita a amigos e parentes, e a família não quis falar com a imprensa.

LOS ANGELES (agências internacionais) - A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Nancy Reagan, morreu, na manhã deste domingo, aos 94 anos, em casa em Los Angeles, de insuficiência cardíaca. Nancy foi casada por 52 anos com Ronald Reagan, presidente americano entre 1981 e 1989 que morreu em 2004. Como esposa de Reagan, parceira política e assessora, ela se tornou uma das primeiras-damas mais influentes dos Estados Unidos, ao lado de nomes como Eleanor Roosevelt e Hillary Clinton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário